Pesca “Salto e Vara”
Pioneiros no respeito pelo mar e pelo ambiente.
A classificação “Dolphin Safe” e “Friend of the sea”
Como valorização e reconhecimento ecológico, a pesca do atum nos Açores, conhecida como “Salto e Vara”, é certificada desde 1998 pela organização não governamental Earth Island Institute como sendo “Dolphin Safe”, devido às suas caraterísticas pouco predadoras, e desde 2001 como “Friend of the sea”, sendo a primeira pesca do atum no mundo a ser galardoada com este tipo de certificação.Pesca “Salto e Vara”, um modelo sustentável.
Visto ser um método artesanal, a pesca “Salto e Vara” requer toda a experiência dos pescadores da ilha de São Jorge.Começam por detetar a presença do atum através de binóculos. Aí, aproximam-se, desligam os motores e ligam os chuveiros que, simulando a fuga dos pequenos peixes de que se alimentam os atuns, escondem os pescadores do seu campo de visão.
De seguida, lançam o isco ao mar de modo a atrair o cardume e dar início à atividades piscatória. É um exemplo que permite aos pescadores capturarem apenas o peixe necessário sem pôr em risco outras espécies ou peixes mais pequenos. Ao contrário do que acontece na pesca de arrastão praticada pelas grandes frotas comerciais, as centenárias artes de pesca “Salto e Vara” praticadas pelos atuneiros da Região são considerados amigas do ambiente, por permitirem ao pescador selecionar o peixe e não apresentarem capturas acessórias.
Notícias
Santa Catarina vence Prémio 5 Estrelas
É com enorme prazer que a Conserveira Santa Catarina, da ilha de São Jorge, nos Açores, informa que a sua gama de Especialidades de Filetes de Atum ganhou o Prémio Cinco Estrelas 2017, na categoria “Atum”.
Nesta terceira edição do Prémio Cinco Estrelas participaram 432 produtos, serviços e marcas, organizados em 150 categorias de consumo. Como sabemos, o nível de exigência da metodologia Cinco Estrelas é elevado, pelo que nem todas as categorias formadas tiveram um vencedor. Contudo, com a atribuição deste prémio a Santa Catarina passa a integrar um grupo restrito de marcas que se destacam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global dos seus produtos e serviços junto dos consumidores.
Para receberem o Prémio Cinco Estrelas, os produtos têm que passar com distinção num conjunto de testes e estudos de qualidade.
Numa primeira fase, o Comité de Avaliação valida as 5 características mais relevantes para a decisão de compra do produto identificadas pela empresa candidata.
Depois, numa segunda fase, fazem-se testes de experimentação (testes cegos, de conceito, cliente mistério ou questionários de satisfação) feitos por consumidores ou profissionais da categoria do Produto.
Nesta fase obtêm-se as classificações referentes à “Satisfação pela experimentação”, à “relação Preço-qualidade” e à “Intenção de Compra ou Recomendação”. Os testes são conduzidos por entidades especializadas em estudos de mercado, que os desenvolverão segundo a metodologia S.P.I.C.I., de acordo com a sua área de especialização, mediante as necessidades específicas de cada segmento de consumo do candidato.
Por fim, numa terceira fase, são feitos os questionários de avaliação massificada a uma amostra representativa da população portuguesa, onde se obtêm as classificações referentes à “Confiança na marca” e à “Inovação”, sendo os resultados filtrados com base no envolvimento dos consumidores com cada uma das categorias de consumo. Nesta fase são garantidos um mínimo de 1000 consumidores com afinidade à categoria de consumo, depois de aplicado o filtro referido.
Os vencedores da categoria de consumo são encontrados com base em métricas pré-definidas, sendo atribuído o Prémio Produto Cinco Estrelas ao canditado que obtiver a classificação mais elevada na sua categoria de consumo, sendo a classificação mínima exigível 7/10 (no caso de ter concorrência direta) e 8/10 (no caso de não ter concorrência direta).
O Prémio Cinco Estrelas é uma certificação que ajuda a identificar o que de melhor existe no mercado ao nível de produtos e serviços.
O objetivo deste prémio é reconhecer as marcas, os produtos e os serviços que, após serem testados e analisados em situações reais, se destacam como sendo os preferidos pelos consumidores.
Os principais benefícios dos vencedores são a possibilidade de utilizarem a marca “Cinco Estrelas”, bem como a participação na campanha de divulgação dos vencedores implementada pela organização deste prémio, o que tráz mais notoriedade e distinção e acrescenta valor aos produtos da marca vencedora.
2 Estrelas no Great Taste Award 2015
A empresa Santa Catarina – Indústria Conserveira, S.A., sediada na Calheta em São Jorge nos Açores, acaba de conquistar no Great Taste Award, realizado em Cardiff, País de Gales, Reino Unido, 2 Estrelas neste importante certame em que participou pela primeira vez, com os seus produtos “Filete de atum com sementes de funcho” e ainda com o “Filete de atum em azeite biológico em frasco de vidro”.
O Great Taste realiza-se desde 1994, sendo organizado pelo Guild of Fine Foods UK e é o reconhecimento de todas as “fine foods” mundiais que é descrito como os Óscares da fina gastronomia. Um galardão definido por epicuristas sendo equivalente a um Booker Prize!
Em 2015, mais de 400 jurados dos 4 cantos do mundo, reuniram-se em Cardiff, com o apoio do Governo do País de Gales, e numa avaliação em prova cega distinguiram uma centena de produtos fabricados e distribuídos mundialmente. Mais de 10.000 produtos diferentes, desde chocolates a chás, passando por alta charcutaria, confeitaria, conservas ou bebidas, sendo que apenas cerca de 30% dos produtos são selecionados para o painel final.
Santa Catarina, mais uma vez, distinguiu-se pela sua qualidade e inovação e, pela primeira vez, obteve este valioso galardão internacional, que acredita ser apenas 2 Estrelas de muitas que virão!
5.ª Medalha “O Melhor dos Melhores”
A empresa Santa Catarina – Indústria Conserveira, S.A. acaba de conquistar cinco prémios no 5.º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, realizado no Centro Nacional de Exposição, em Santarém, a 18 de março, organizado pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal.
O objetivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar as conservas de pescado tradicionais Portuguesas, genuínas e exclusivamente produzidas em Portugal.
A conserveira Açoriana ganhou prémios em 4 dos produtos que apresentou a concurso, incluindo o mais importante do certame, que distingue “O Melhor dos Melhores”, com o Filete de Atum em Azeite com Gengibre.
A distinção, conferida ao produto da gama de especialidades da Santa Catarina num concurso em que se apresentaram produtos de grande qualidade, exalta o Filete de Atum em Azeite com Gengibre como “a conserva de maior excelência”.
Para além desse prémio, atribuído após a avaliação da prova cega, das diversas amostras de várias conserveiras portuguesas, feita pelos jurados do Concurso, a Santa Catarina ganhou duas medalhas de ouro, uma também com o Filete de Atum com Gengibre e outra com o Filete de Atum com Pimenta dos Açores em frasco de vidro de 250g.
A conserveira Açoriana conquistou também duas medalhas de prata com o Filete de Atum com Molho Cru, já medalhado em anteriores edições, e com o novo Filete de Atum com 4 Pimentas.
O prémio principal do concurso confere à Santa Catarina o direito a um stand grátis na 53ª Feira Nacional de Agricultura / 63ª Feira do Ribatejo, que vai ter lugar em Santarém, de 2 a 12 de junho de 2016.
As conservas produzidas por Santa Catarina foram consideradas as conservas mais sustentáveis no mercado Inglês e Australiano, pela Greenpeace, e a marca tem conseguido arrecadar reconhecimento na forma de distintos prémios para os seus produtos.
A empresa Santa Catarina Indústria – Conserveira, S.A. foi identificada, em abril de 2013, como uma “marca que cria valor acrescentado para o país”, no âmbito do projeto Portugal Inspira, uma iniciativa de empreendedorismo que pretende promover marcas e produtos portugueses.
No ano passado, a Santa Catarina, mais uma vez, distinguiu-se pela sua qualidade e inovação e, pela primeira vez, conquistou no Great Taste Award, realizado em Cardiff, País de Gales, Reino Unido, 2 Estrelas neste importante certame em que participou pela primeira vez, com os seus produtos “Filete de atum com sementes de funcho” e ainda com o “Filete de atum em azeite biológico em frasco de vidro”.
O Great Taste realiza-se desde 1994, sendo organizado pelo Guild of Fine Foods UK e é o reconhecimento de todas as “fine foods” mundiais que é descrito como os Óscares da fina gastronomia. Um galardão definido por epicuristas sendo equivalente a um Booker Prize!
Em 2015, mais de 400 jurados dos 4 cantos do mundo, reuniram-se em Cardiff, com o apoio do Governo do País de Gales, e numa avaliação em prova cega distinguiram uma centena de produtos fabricados e distribuídos mundialmente. Mais de 10.000 produtos diferentes, desde chocolates a chás, passando por alta charcutaria, confeitaria, conservas ou bebidas, sendo que apenas cerca de 30% dos produtos são selecionados para o painel final.
Santa Catarina distinguida com Menção Honrosa na categoria Inovação
A cerimónia de entrega de prémios desta 5ª edição, teve lugar no dia 9 de Março, das 17h00 às 19h30, no Salão Nobre do Hotel Ritz, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
O Prémio Nacional de Agricultura promove, incentiva e premeia os casos de sucesso da Agricultura e Agro-indústria, Florestas e Pecuária. O BPI acredita que o desenvolvimento destes sectores é determinante enquanto motor de crescimento da economia portuguesa. Este prémio valoriza, assim, a aposta no aumento de competitividade, inovação e internacionalização dos produtos nacionais.
O Prémio Nacional de Agricultura é uma iniciativa do BPI e do Grupo COFINA (Correio da Manhã e Jornal de Negócios), patrocinada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e que conta com o apoio da PwC.
Great Taste Award 2016
BONITO DOS AÇORES
MELHOR DOS MELHORES 2016
Santa Catarina acaba de conquistar cinco prémios no 5.º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, realizado em Santarém, a 18 de março, organizado pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal.
O objetivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar as conservas de pescado tradicionais Portuguesas, genuínas e exclusivamente produzidas em Portugal.
A conserveira Açoriana ganhou prémios em 4 dos produtos que apresentou a concurso, incluindo o mais importante do certame, que distingue “O Melhor dos Melhores”, com o Filete de Atum em Azeite com Gengibre.
A distinção, conferida ao produto da gama de especialidades da Santa Catarina num concurso em que se apresentaram produtos de grande qualidade, exalta o Filete de Atum em Azeite com Gengibre como “a conserva de maior excelência”.
Para além desse prémio, atribuído após a avaliação da prova cega, das diversas amostras de várias conserveiras portuguesas, feita pelos jurados do Concurso, a Santa Catarina ganhou duas medalhas de ouro, uma também com o Filete de Atum com Gengibre e outra com o Filete de Atum com Pimenta dos Açores em frasco de vidro de 250g.
A conserveira Açoriana conquistou também duas medalhas de prata com o Filete de Atum com Molho Cru, já medalhado em anteriores edições, e com o novo Filete de Atum com 4 Pimentas.
Novas especialidades 2015
Santa Catarina lançou este ano de 2015, cinco novas especialidades de atum: Filete de Atum com Pimenta dos Açores, Filete de Atum com Caril, Filete de Atum com Manjericão e Filete de Atum com Poejo.
O Filete de Atum com Pimenta dos Açores foi galardoado com o prémio “Melhor dos Melhores” e com a medalha de Ouro no Concurso Nacional de Conservas de Pescado e o Atum com Caril venceu a medalha de Prata, no mesmo concurso.
20.º Aniversário da Santa Catarina
20 Anos da marca Santa Catarina
20 anos são um caminho, um exercício de fusão entre o passado e o futuro, transportando os valores da qualidade e o compromisso do nosso património histórico, da nossa missão, da nossa responsabilidade social , do nosso pilar assente na sustentabilidade.
Uma experiência viva de paladares únicos nascidos nos Açores!
20 Anos é muita lata!
“O Melhor dos Melhores”, quatro anos consecutivos!
5 Produtos 5 Prémios
A conserveira açoriana ganhou prémios com todos os produtos que apresentou a concurso, incluindo o mais importante do certame, que distingue “O Melhor dos Melhores”, com o Filete de Atum em Azeite com Sementes de Funcho.
A distinção, conferida ao produto ‘gourmet’ da Santa Catarina num concurso em que se apresentaram produtos de grande qualidade, exalta o Filete de Atum em Azeite com Sementes de Funcho como “a conserva de maior excelência”.
Para além desse prémio, atribuído após avaliação de um júri em prova cega de 19 amostras de várias conserveiras portuguesas, a Santa Catarina ganhou duas medalhas de ouro com o Filete de Atum em Azeite Biológico 250g em frasco de vidro e com o Filete de Atum com Molho Cru.
A conserveira açoriana conquistou também duas medalhas de prata com o Filete de Atum em Azeite com Rama de Funcho e com o Paté de Atum com Orégãos.
O prémio principal do concurso confere à Santa Catarina o direito a um ‘stand’ grátis na Feira Nacional de Agricultura, que vai ter lugar em Santarém, de 7 a 15 de junho.
A empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A. foi identificada, em abril de 2013, como uma “marca que cria valor acrescentado para o país”, no âmbito do projeto Portugal Inspira, uma iniciativa de empreendedorismo que pretende promover marcas e produtos portugueses.
Este projeto, que criou uma plataforma de identificação de produtos e serviços nacionais que criam valor acrescentado para o país, pretende levar ao conhecimento dos portugueses produtos e serviços de elevada qualidade que muitas vezes não são identificados como nacionais e, com isso, provocar um consumo consciente que se reflita no desenvolvimento da economia.
Santa Catarina a bordo do Cacilheiro Português na Bienal de Veneza 2013
As conservas de Santa Catarina, produzidas na ilha de São Jorge, são o único produto açoriano a bordo do cacilheiro que vai representar Portugal na Bienal de Veneza 2013.
Santa Catarina foi a única com sede nos Açores a ser convidada pela artista Joana Vasconcelos para integrar o pavilhão de Portugal, instalado a bordo de um cacilheiro português, que vai estar em Itália.
A participação da Santa Catarina neste espaço permitirá a sua divulgação em toda a comunicação de Portugal na Bienal de Veneza, permitirá a identificação da nossa marca com um evento de excelência mundial e a exposição da nossa marca a nível internacional numa cidade que se torna durante meses a capital artística mundial.
Novos Patés Santa Catarina
Os Patés Santa Catarina são produzidos com atum pescado através das centenárias artes de pesca de “salto e vara”, único método sustentável do ponto de vista ambiental.
Os Patés são laborados manualmente, sem incorporação de emulsionantes, edulcorantes, conservantes ou qualquer tipo de aditivos ou auxiliares tecnológicos. Este produto é de caráter puramente artesanal, onde a salsa, as cebolas, os alhos e os pimentos são cortados manualmente, com todo o sabor das gentes de São Jorge.
No Concurso Nacional de Produtos Alimentares, organizado pelo CNEMA e pela Feira Nacional da Agricultura, a conserveira Açoriana conquistou os prémios medalhas de ouro e prata, na categoria Pastas de Peixe, respetivamente, pelo Paté de Atum com Orégãos e pelo Paté de Atum.
Concurso Nacional de Conservas
A marca Santa Catarina além de ter ganho o prémio das conservas mais sustentáveis do mundo, outorgado pela Greenpeace, tem conseguido arrecadar reconhecimento na forma de distintos prémios para os seus produtos e tem hoje visibilidade nas principais lojas gourmet.
Distinguida com quatro galardões nos Concursos Nacionais de Conservas, organizados pelo CNEMA e pela Feira Nacional da Agricultura, a conserveira Açoriana conquistou em 2013 o prémio “Melhor dos Melhores” na categoria de Conservas de Atum, com o produto Filete de Atum com Tomilho, e conquistou as medalhas de ouro e prata, na categoria Pastas de Peixe, respetivamente, pelo Paté de Atum com Orégãos e pelo Paté de Atum, bem como uma medalha de prata na categoria Conservas de Atum, pelo Filete de Atum com Molho Cru. Dentro de fronteiras, também no concurso nacional de conservas de pescado, realizado em 2012, as conservas Santa Catarina conquistaram dois prémios: medalha de ouro para o filete de atum em azeite e molho cru e medalha de prata para o atum em azeite e piripiri.
Coffret Santa Catarina
A Santa Catarina lançou recentemente um estojo de cartão com capacidade para 4 latas de atum da linha gourmet.
Este coffret é uma ideia muito original para oferecer o que é nosso.
Poderá ser encontrado em lojas como Maviripa, Loja Açores, A Vinha Garrafeira, Arcos do Vinho, Fábrica de Chá Gorreana, etc.
Contatos
Santa Catarina
Indústria Conserveira, S.A
Santa Catarina – Indústria Conserveira, S.A.
Rua do Roque, 9 | 9850 – 079 Calheta
Ilha de São Jorge | Açores | Portugal
Tel.: +351 295 416 220 (Chamada para rede fixa Nacional)
E-mail: geral@atumsantacatarina.com
Web: www.atumsantacatarina.com
Empresa aderente do Centro de Arbitragem CNIACC
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide | 1099-032 Lisboa
Telefone: 213847484 | E-mail: cniacc@fd.uni.pt
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a esta Entidade de Resolução de Litígios.
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt